WINDOWS XP x64
1. APRESENTAÇÂO DO WINDOWS XP x64
A Microsoft começou o desenvolvimento de um Gerenciador de Interface (subseqüente renomeado Microsoft Windows) em setembro de 1981. O Windows só começa a ser tecnicamente considerado como um SO a partir da versão Windows NT, lançada em Agosto de 1993. O que havia antes eram sistemas gráficos sendo executados sobre alguma versão dos sistemas compatíveis com DOS, como MS-DOS, PC-DOS ou DR-DOS. Somente o MS-DOS era produzido pela própria Microsoft.
O MS-DOS é um sistema operativo que não dispõe de interface gráfica, funciona através de comandos de texto introduzidos no teclado pelo utilizador. O Windows surgiu inicialmente como uma interface gráfica para MS-DOS, que permitia correr programas em modo gráfico, o que permitiu a utilização do mouse, que até à altura era considerado supérfluo em computadores de tipo IBM-PC.
Lançada em 25 de Outubro de 2001 e é também conhecida como Windows NT 5.1. Roda em sistemas de arquivo FAT 32 ou NTFS. A sigla XP deriva da palavra eXPerience (eXPeriênce).
Uma das principais diferenças em relação às versões anteriores é quanto à interface. Trata-se da primeira mudança radical desde o lançamento do Windows 95. Baseada no OS/2 da IBM, cujos alguns direitos são compartilhados entre a IBM e a Microsoft, e, seguindo a linha OS/2-NT-2000-XP, a partir deste Windows, surgiu uma nova interface. Nota-se uma melhoria em termos de velocidade em relação às versões anteriores, especialmente na inicialização da máquina. O suporte a hardware também foi melhorado em relação às versões 9x-Millenium, abandonada definitivamente.
Esta versão do Windows foi considerada como a melhor versão já lançada pela Microsoft para usuários domésticos, possui uma interface totalmente simples a inovadora. Um dos problemas é seu consumo, ele só pode ser instalado em estações com mais de 128Mb de memória, e cada vez que a Microsoft lança uma nova versão, é cada vez maior e mais abstraído do hardware.
Versões: Home, Professional, Tablet PC Edition, Media Center Edition, Embedded, Starter Edition e 64-bit Edition
O nome de código desta versão, antes do lançamento era Whistler.
2. O QUE É O WINDOWS XP PROFESSIONAL x64
O Windows XP Professional x64 Edition é desenvolvido para atender às demandas dos clientes que precisam de uma grande quantidade de memória e maior desempenho no ponto flutuante em áreas como design e análise mecânica, animação em 3D, edição e composição de vídeo, científica e aplicativos de alto desempenho.
2.1. VISÃO GERAL DO WINDOWS XP PROFESSIONAL x64
a) Benefícios do desempenho para aplicativos técnicos especializados
O desempenho dos computadores 64 bits oferece vantagens nas áreas de design automobilístico e aeronáutico, permitindo que os engenheiros criem modelos maiores e mais complexos. Com esse sistema, os engenheiros podem utilizar um software de simulação para analisar os efeitos do fluxo de ar, pressão e aquecimento de materiais para automóveis ou aeronaves e estudar os resultados para melhorar o design desses produtos. Igualmente, os computadores de 64 bits são um auxílio para os criadores de conteúdo digital incluindo animadores em 3D, artistas digitais e desenvolvedores de jogos, podendo reduzir significantemente o tempo gasto para reproduzir digitalmente modelos tridimensionais.
Nas áreas científicas e de computação de alto desempenho, o Windows XP Professional x64 Edition ajuda na exploração de gás e óleo, análise sísmica, dinâmica de fluido computacional e visualização científica, entre outras.
b) Suporte de memória com a área de trabalho familiar do Windows
O Windows XP Professional x64 Edition funciona com AMD Athlon 64, AMD Opteron, Intel Xeon com EM64T e Intel Pentium 4 com EM64T, conforme a plataforma para clientes que estão obtendo os limites de memória 32 bits. A principal diferença entre computadores com Windows XP de 32 bits e de 64 bits consiste na capacidade da versão de 64 bits de utilizar muito mais memória do sistema.
O Windows XP Professional x64 Edition suporta inicialmente até 128 gigabytes (GB) de RAM e até 16 terabytes de memória virtual. A memória física aumentará futuramente, quando as capacidades de hardware forem expandidas. Os dados na memória são acessados milhares de vezes mais rapidamente do que no drive de disco, trazendo grandes benefícios para os aplicativos desenvolvidos para utilizar essa memória de sistema maior.
c) Área de trabalho única para aplicativos técnicos e corporativos
O Windows XP Professional x64 Edition fornece uma única área de trabalho para aplicativos técnicos e comerciais, eliminando a necessidade dos usuários de estações de trabalho técnicas de executar manutenção de um PC com relação aos aplicativos comerciais e uma estação de trabalho distinta pra aplicativos técnicos de tecnologia avançada. Muitos aplicativos 32 bits compatíveis com o Windows funcionam "como se estivessem" em um subsistema do Windows XP Professional x64 Edition com desempenho comparável ao Windows 32 bits. Os usuários de estações de trabalho podem aproveitar a vantagem das capacidades de integração e ferramentas de produtividade na plataforma Windows.
Os designers podem construir um modelo e compartilhá-lo facilmente com outras pessoas na empresa, copiando-o em um documento do Word para o departamento financeiro ou adicionando-o a um slide do PowerPoint slide para a equipe de marketing. Se você utilize apenas aplicativos 32 bits e trabalha com dados com até 2 GB, você descobrirá que o Windows XP Professional de 32 bits é o melhor sistema de área de trabalho para seus aplicativos.
Os sistemas Windows XP Professional x64 Edition podem ser adicionados a redes com Windows e gerenciado ao lado de sistemas de 32 bits com as mesmas ferramentas administrativas, tornando a vida do departamento de TI mais fácil. Os custos das despesas gerais para manutenção e administração dos dois sistemas são reduzidos.
d) Confiabilidade aumentada e segurança na sua área de trabalho
Estabelecido numa base de código do Windows Server 2003 SP1, o Windows XP Professional x64 fornece confiabilidade aumentada para computadores com áreas de trabalho críticas corporativas. Os usuários podem agora experimentar a estabilidade e a segurança de um servidor em seu PC.
O Windows XP Professional x64 Edition também inclui recursos de segurança do Windows XP Service Pack 2 (SP2) fornecendo melhor proteção contra vírus, hackers e bugs e inclui o Firewall do Windows, Bloqueador de Janela Pop-up para o Internet Explorer e a nova Central de Segurança do Windows. Com o Windows XP Professional x64 Edition, os usuários podem executar seus aplicativos críticos com segurança, confiabilidade e desempenho.
e) Melhor plataforma para uma nova geração de aplicativos
Os desenvolvedores com experiência em Windows de 32 bits criarão a nova geração de aplicativos para o Windows XP Professional x64 Edition. Os desenvolvedores descobrirão o desenvolvimento do ambiente virtualmente idêntico ao desenvolvimento do ambiente para o Windows de 32 bits; a interface de programação do aplicativo (API) do Microsoft Win64™ é a mesma do que a do Microsoft Win32® API. As APIs existentes serão modificadas quando necessário para permitir o reflexo da precisão da plataforma na qual estão executando. O resultado é a simplicidade da programação e uma menor curva de aprendizagem para o desenvolvedor—gravação de códigos para o Windows de 64 bits como se fosse o Windows de 32 bits.
O ambiente de desenvolvimento do Windows de 64 bits suporta o mesmo recurso do Windows de 32 bits, incluindo UI (Interface de usuário) e modelos de programação, rede, segurança, gráficos, multimídias, serviços de diretórios, Plug and Play e recursos de ferramentas. Muitas funções foram modificadas para refletir a precisão computacional da plataforma que está sendo executada.
2.2. MELHORAMENTOS DO WINDOWS XP PROFESSIONAL X64
a) Amplo suporte de memória
O Windows XP Professional x64 Edition é uma plataforma rica que permite uma nova geração de informática de alta geração. Os aplicativos 64 bits nativos podem liberar mais dados por ciclo de relógio, o que resulta em uma execução mais rápida e eficiente.
O Windows XP Professional x64 Edition suporta até 128 gigabytes (GB) de RAM e 16 terabytes de memória virtual, permitindo a rapidez na execução dos aplicativos enquanto opera com amplo ajuste de dados. Os aplicativos podem pré-carregar substancialmente mais dados na memória virtual, permitindo o acesso rápido pelo processador de 64 bits.
b) Flexibilidade
O Windows XP Professional x64 Edition oferece uma plataforma rica para integrar aplicativos de 64 bits e 32 bits existentes usando o emulador Windows on Windows 64 (WOW64) x86, habilitando os usuários a mudar para 64 bits sem perder o que foi investido no software de 32 bits e sem perder também as facilidades do Windows.
• Multiprocessador e multicore
O Windows XP Professional x64 Edition foi projetado para suportar até dois processadores x64 single ou multicore para máximo desempenho e escalabilidade.
c) Mesmo modelo de programação
Os desenvolvedores de 32 bits serão melhores e mais produtivos no ambiente Windows 64 bits, pois o mesmo é virtualmente idêntico ao Windows 32 bits.
d) Porquê uma nova Versão do Windows XP?
As necessidades e dados em freqüente expansão das organizações corporativas, acadêmicas, de engenharia e científicas impulsionam os limites e capacidades das plataformas de tecnologia da informação (TI) existentes. Atualmente, gigabytes ou mesmo terabytes de dados precisam ser acessados em tempo real por milhões de usuários na rede mundial e a nova tecnologia é necessária para atender a essa demanda.
Além disso, muitos consumidores estão aumentando a capacidade de PCs de 32 bits existentes para lidar com as demandas envolvidas com a criação de filmes caseiros, fotografias digitais, mídia digital e jogos em 3D. Em ambos os cenários, os clientes precisam de memória adicional e desempenho melhorado em um PC seguro e confiável.
Os avanços na tecnologia dos processadores, como a extensão das capacidades da arquitetura x86, trouxeram a potência dos computadores de 64 bits a esses usuários de PCs. O aumento dessas capacidades da arquitetura x86 capacita um cliente a usar o sistema operacional 64 bits para executar continuamente aplicativos de 32 bits e 64 bits modernos ou continuar a utilizar os sistemas operacionais e aplicativos padrão de 32 bits atuais.
A Microsoft desenvolveu uma nova versão de 64 bits do Windows XP Professional, chamada Windows XP Professional x64 Edition, para aproveitar as vantagens desta nova arquitetura.
3. VISÃO TÉCNICA DO WINDOWS XP PROFESSIONAL X64 EDITION
3.1 CENÁRIOS DE USUÁRIO
a) Cenários de Uso Atual
O Windows XP Professional x64 Edition foi desenvolvido para aplicar as necessidades corporativas dos usuários de estações de trabalho técnicas que necessitam de grandes quantidades de memória e desempenho do ponto flutuante em áreas como design mecânico e análise, criação de conteúdo digital e aplicativos científicos voltados à computação de alto desempenho. Os segmentos corporativos específicos que se beneficiarão com o Windows XP Professional x64 Edition são
• Engenharia (CAD/CAM).
Em áreas automotivas ou de desenho aeroespacial, os engenheiros são capazes de conceituar esses desenhos enquanto atendem às necessidades rigorosas cada vez mais rapidamente do que seus concorrentes. É a chave do sucesso. Os designers e engenheiros que utilizam aplicativos de engenharia e design auxiliados por computador tiveram benefícios com o amplo suporte de memória, transferência de memória mais rápida e melhora da velocidade dos pontos flutuantes, devido à necessidade desses aplicativos funcionarem com modelos grandes em um curto período de tempo.
b) Criação de conteúdo digital.
Animação bidimensional (2-D), tridimensional (3-D) e processamento, edição de vídeo e desenvolvimento de jogos são as três maiores áreas do segmento de Criação de Conteúdo Digital (DCC) que se beneficiam a partir da memória adicional, velocidade no I/O de memória e desempenho do ponto flutuante do Windows XP Professional x64 Edition.
A energia adicional permite que os desenvolvedores de jogos e animadores ganhem tempo em processar modelos ou cenas. Permite também que eles trabalhem com modelos completamente processados em 3-D ao invés de pequenos esboços do modelo. A capacidade de visualizar modelos completamente processados durante o desenvolvimento permite que os animadores e desenvolvedores tenham liberdade de trabalho no auge de sua criatividade.
d) Desenvolvimento de aplicativos.
Os desenvolvedores se esforçam continuamente para produzir aplicativos mais rápidos e precisos para solucionar os problemas que possam surgir futuramente. Através das instruções onipresentes do x86 dentro da plataforma padrão do Windows para aplicativos desenvolvidos na arquitetura da próxima geração 64 bits, os desenvolvedores podem gastar menos tempo gravando códigos de gerenciamento de memória e mais tempo diferenciando seus aplicativos.
Os novos cenários de uso que se beneficiam da arquitetura do Windows de 64 bits incluem:
• Jogos em 3-D.
Os apaixonados por jogos estão sempre superando os limites de PCs com arquitetura 32 bits e os desenvolvedores de jogos trabalham arduamente construindo jogos em 64 bits para ajudar que esses limites sejam alcançados. Como os dados da memória são acessados cerca de 10.000 vezes mais rapidamente do que no drive de disco, os jogos em 64 bits podem significantemente processar gráficos acelerados, produzir imersão foto-realista e jogar continuamente sem demoras aborrecedoras. Essas melhorias na arquitetura de 64 bits podem permitir a inteligência artificial e a reprodução de jogos pesados em 3-D que não eram possíveis no passado.
• Edição de vídeo e foto.
Fotógrafos profissionais e amadores, web designers e apaixonados por PCs estão cada vez mais usando os computadores para editar fotos e vídeos. Com o Windows XP Professional x64 Edition e uma variedade de aplicativos de edição de vídeo profissionais, os amadores são capazes de modificar, melhorar e processar vídeos mais rapidamente do que nunca—sem a demora que a troca de dados entre o drive e a memória ocasiona no processo criativo.
O Windows XP Professional x64 Edition oferece um grande espaço de memória para carregar e manipular arquivos grandes de vídeo sem ter que parar a produção de múltiplas peças menores. Como os aplicativos de edição de vídeo se tornaram disponíveis em versões de 64 bits, as produções caseiras alcançam novos níveis de profissionalismo, permitindo que os usuários criem grandes produções com visual mais rico e efeitos especiais de alto impacto.
• Produção de áudio.
A grande capacidade de memória endereçável do Windows XP Professional x64 Edition permite que o usuário crie, manipule e produza novas músicas e áudio com velocidade inédita comparada aos sistemas 32 bits. Sua capacidade de memória virtual muito expandida não só direciona arquivos muito grandes como também reduz muito o tempo gasto esperando a finalização dos arquivos de vídeo.
3.2 DESEMPENHO ADICIONAL E ESCALABILIDADE
a) Amplo suporte de memória
O Windows XP Professional x64 Edition suporta até 128 gigabytes (GB) de RAM e 16 terabytes de memória virtual, permitindo que os aplicativos sejam executados mais rapidamente enquanto trabalha com amplos dados. Os aplicativos podem carregar substancialmente mais dados na memória virtual, permitindo acesso rápido pelo processador x64. Isto reduz o tempo de carregamento de dados na memória virtual, a busca, leitura e gravação dos dispositivos de armazenamento de dados, tornando a execução dos arquivos mais rápida e mais eficiente.
b) Comparação das arquiteturas 64 bits e 32 bits
Espaço de Endereço Windows 64 bits Windows 32 bits
Memória Virtual 16 terabytes 4 GB
Arquivo de Paginação 512 terabytes 16 terabytes
Memória paginável 128 GB 470 MB
Memória não paginável 128 GB 256 MB
Cache do sistema 1 terabyte 1 GB
4. ÁREA DE TRABALHO ÚNICA PARA APLICATIVOS 32 BITS E 64 BITS
a) Compatibilidade
O Windows XP Professional x64 Edition oferece uma plataforma rica para integrar tanto aplicativos com o novo Windows 64 bits quanto com aplicativos do atual Windows 32 bits usando o emulador Windows on Windows 64 (WOW64) x86. O subsistema WOW64 isola os aplicativos 32 bits dos 64 bits, incluindo arquivos de prevenção e colisão de registros. Tanto o console quanto os aplicativos de interface de usuário são verificados como aplicativos de serviço.
O sistema oferece interoperabilidade através do limite entre aplicativos 32 bits e 64 bits para cenários como recortar, colar e COM. No entanto, os processadores 32 bits não podem carregar bibliotecas de vínculos dinâmicos (DLLs) de 64 bits e vice-versa.
Um recurso único da arquitetura do processador do Windows XP Professional x64 Edition é a capacidade de executar aplicativos 32 bits e 64 bits igualmente. Por exemplo, PCs com o Windows XP Professional x64 Edition desempenham tão bem quanto ou melhor do que o processador 32 bits para muitos aplicativos 32 bits originais enquanto permite a execução de aplicativos 64 bits como se estivessem disponíveis. Isto oferece aos usuários uma grande flexibilidade tanto em 32 bits quanto em 64 bits. Eles podem aproveitar o vasto ecossistema atual dos aplicativos em 32 bits enquanto os preparam com muita força para a próxima geração dos aplicativos 64 bits, assim que se tornarem disponíveis.
b) Maior fiabilidade e segurança
Desenvolvido com base no código do Windows Server 2003 SP1, o Windows XP Professional x64 fornece confiabilidade aumentada em áreas de trabalho corporativas críticas. Os usuários podem agora experimentar a estabilidade e segurança de produtos do servidor em seu PC.
O Windows XP Professional x64 Edition inclui também recursos de segurança do Windows XP SP2 fornecendo melhor proteção contra vírus, hackers e bugs, incluem Firewall do Windows, Bloqueador de Janela Pop-up para o Internet Explorer e a nova Central de Segurança do Windows. Com o Windows XP Professional x64 Edition, os usuários podem executar muitos aplicativos críticos com maior confiabilidade, segurança e desempenho.
c) Ambiente Familiar
O Windows XP Professional x64 Edition pode ser gerenciado usando as mesmas ferramentas dos sistemas Windows 32 bits. Os usuários verão que o Windows 32 bits é completamente transferível ao ambiente do Windows 64 bits. A inicialização, configuração e administração são essencialmente as mesmas.
d) Diferenças entre o Windows de 32 Bits e o de 64 Bits
A principal diferença entre o Windows de 32 bits e o de 64 bits é a memória. Atualmente, o Windows 32 bits é capaz de suportar até 4 GB de memória, com até 2 GB de memória dedicada por processo. O Windows XP Professional x64 Edition atualmente suporta até 128 GB de RAM, com potencial para suportar até 16 terabytes de memória virtual como capacidades de hardware e aumento do tamanho da memória. Outra diferença entre o Windows de 32 bits e o de 64 bits é o maior número de registros disponíveis nos processadores de 64 bits. Isto permite o aumento do desempenho em programas de cálculo intensivo de pontos flutuantes. Os consumidores acharão o Windows XP Professional x64 Edition mais próximo em termos de comparação de recursos com o Windows de 32 bits.
É isso aí, o resto sugiro:
na NET:
http://www.microsoft.com/brasil/windowsxp/64bit/default.mspx
http://support.microsoft.com/kb/888733/pt
http://www.babooforum.com.br/forum/index.php?showtopic=517031
http://pt.kioskea.net/contents/os
http://support.microsoft.com/kb/888733/pt
Ou livro:
ZAKAS, Nicholas C. SISTEMAS OPERTIVOS “Dos, Windows, Unix e Linux” ; Wiley Publishing, Inc.; UEA 2005.
Se tem alguma dica, mande para o mail: programador.psi@gmail.com que o gente agradece.
O KARA PSI
WINDOWS XP x64
1. APRESENTAÇÂO DO WINDOWS XP x64
A Microsoft começou o desenvolvimento de um Gerenciador de Interface (subseqüente renomeado Microsoft Windows) em setembro de 1981. O Windows só começa a ser tecnicamente considerado como um SO a partir da versão Windows NT, lançada em Agosto de 1993. O que havia antes eram sistemas gráficos sendo executados sobre alguma versão dos sistemas compatíveis com DOS, como MS-DOS, PC-DOS ou DR-DOS. Somente o MS-DOS era produzido pela própria Microsoft.
O MS-DOS é um sistema operativo que não dispõe de interface gráfica, funciona através de comandos de texto introduzidos no teclado pelo utilizador. O Windows surgiu inicialmente como uma interface gráfica para MS-DOS, que permitia correr programas em modo gráfico, o que permitiu a utilização do mouse, que até à altura era considerado supérfluo em computadores de tipo IBM-PC.
Lançada em 25 de Outubro de 2001 e é também conhecida como Windows NT 5.1. Roda em sistemas de arquivo FAT 32 ou NTFS. A sigla XP deriva da palavra eXPerience (eXPeriênce).
Uma das principais diferenças em relação às versões anteriores é quanto à interface. Trata-se da primeira mudança radical desde o lançamento do Windows 95. Baseada no OS/2 da IBM, cujos alguns direitos são compartilhados entre a IBM e a Microsoft, e, seguindo a linha OS/2-NT-2000-XP, a partir deste Windows, surgiu uma nova interface. Nota-se uma melhoria em termos de velocidade em relação às versões anteriores, especialmente na inicialização da máquina. O suporte a hardware também foi melhorado em relação às versões 9x-Millenium, abandonada definitivamente.
Esta versão do Windows foi considerada como a melhor versão já lançada pela Microsoft para usuários domésticos, possui uma interface totalmente simples a inovadora. Um dos problemas é seu consumo, ele só pode ser instalado em estações com mais de 128Mb de memória, e cada vez que a Microsoft lança uma nova versão, é cada vez maior e mais abstraído do hardware.
Versões: Home, Professional, Tablet PC Edition, Media Center Edition, Embedded, Starter Edition e 64-bit Edition
O nome de código desta versão, antes do lançamento era Whistler.
2. O QUE É O WINDOWS XP PROFESSIONAL x64
O Windows XP Professional x64 Edition é desenvolvido para atender às demandas dos clientes que precisam de uma grande quantidade de memória e maior desempenho no ponto flutuante em áreas como design e análise mecânica, animação em 3D, edição e composição de vídeo, científica e aplicativos de alto desempenho.
2.1. VISÃO GERAL DO WINDOWS XP PROFESSIONAL x64
a) Benefícios do desempenho para aplicativos técnicos especializados
O desempenho dos computadores 64 bits oferece vantagens nas áreas de design automobilístico e aeronáutico, permitindo que os engenheiros criem modelos maiores e mais complexos. Com esse sistema, os engenheiros podem utilizar um software de simulação para analisar os efeitos do fluxo de ar, pressão e aquecimento de materiais para automóveis ou aeronaves e estudar os resultados para melhorar o design desses produtos. Igualmente, os computadores de 64 bits são um auxílio para os criadores de conteúdo digital incluindo animadores em 3D, artistas digitais e desenvolvedores de jogos, podendo reduzir significantemente o tempo gasto para reproduzir digitalmente modelos tridimensionais.
Nas áreas científicas e de computação de alto desempenho, o Windows XP Professional x64 Edition ajuda na exploração de gás e óleo, análise sísmica, dinâmica de fluido computacional e visualização científica, entre outras.
b) Suporte de memória com a área de trabalho familiar do Windows
O Windows XP Professional x64 Edition funciona com AMD Athlon 64, AMD Opteron, Intel Xeon com EM64T e Intel Pentium 4 com EM64T, conforme a plataforma para clientes que estão obtendo os limites de memória 32 bits. A principal diferença entre computadores com Windows XP de 32 bits e de 64 bits consiste na capacidade da versão de 64 bits de utilizar muito mais memória do sistema.
O Windows XP Professional x64 Edition suporta inicialmente até 128 gigabytes (GB) de RAM e até 16 terabytes de memória virtual. A memória física aumentará futuramente, quando as capacidades de hardware forem expandidas. Os dados na memória são acessados milhares de vezes mais rapidamente do que no drive de disco, trazendo grandes benefícios para os aplicativos desenvolvidos para utilizar essa memória de sistema maior.
c) Área de trabalho única para aplicativos técnicos e corporativos
O Windows XP Professional x64 Edition fornece uma única área de trabalho para aplicativos técnicos e comerciais, eliminando a necessidade dos usuários de estações de trabalho técnicas de executar manutenção de um PC com relação aos aplicativos comerciais e uma estação de trabalho distinta pra aplicativos técnicos de tecnologia avançada. Muitos aplicativos 32 bits compatíveis com o Windows funcionam "como se estivessem" em um subsistema do Windows XP Professional x64 Edition com desempenho comparável ao Windows 32 bits. Os usuários de estações de trabalho podem aproveitar a vantagem das capacidades de integração e ferramentas de produtividade na plataforma Windows.
Os designers podem construir um modelo e compartilhá-lo facilmente com outras pessoas na empresa, copiando-o em um documento do Word para o departamento financeiro ou adicionando-o a um slide do PowerPoint slide para a equipe de marketing. Se você utilize apenas aplicativos 32 bits e trabalha com dados com até 2 GB, você descobrirá que o Windows XP Professional de 32 bits é o melhor sistema de área de trabalho para seus aplicativos.
Os sistemas Windows XP Professional x64 Edition podem ser adicionados a redes com Windows e gerenciado ao lado de sistemas de 32 bits com as mesmas ferramentas administrativas, tornando a vida do departamento de TI mais fácil. Os custos das despesas gerais para manutenção e administração dos dois sistemas são reduzidos.
d) Confiabilidade aumentada e segurança na sua área de trabalho
Estabelecido numa base de código do Windows Server 2003 SP1, o Windows XP Professional x64 fornece confiabilidade aumentada para computadores com áreas de trabalho críticas corporativas. Os usuários podem agora experimentar a estabilidade e a segurança de um servidor em seu PC.
O Windows XP Professional x64 Edition também inclui recursos de segurança do Windows XP Service Pack 2 (SP2) fornecendo melhor proteção contra vírus, hackers e bugs e inclui o Firewall do Windows, Bloqueador de Janela Pop-up para o Internet Explorer e a nova Central de Segurança do Windows. Com o Windows XP Professional x64 Edition, os usuários podem executar seus aplicativos críticos com segurança, confiabilidade e desempenho.
e) Melhor plataforma para uma nova geração de aplicativos
Os desenvolvedores com experiência em Windows de 32 bits criarão a nova geração de aplicativos para o Windows XP Professional x64 Edition. Os desenvolvedores descobrirão o desenvolvimento do ambiente virtualmente idêntico ao desenvolvimento do ambiente para o Windows de 32 bits; a interface de programação do aplicativo (API) do Microsoft Win64™ é a mesma do que a do Microsoft Win32® API. As APIs existentes serão modificadas quando necessário para permitir o reflexo da precisão da plataforma na qual estão executando. O resultado é a simplicidade da programação e uma menor curva de aprendizagem para o desenvolvedor—gravação de códigos para o Windows de 64 bits como se fosse o Windows de 32 bits.
O ambiente de desenvolvimento do Windows de 64 bits suporta o mesmo recurso do Windows de 32 bits, incluindo UI (Interface de usuário) e modelos de programação, rede, segurança, gráficos, multimídias, serviços de diretórios, Plug and Play e recursos de ferramentas. Muitas funções foram modificadas para refletir a precisão computacional da plataforma que está sendo executada.
2.2. MELHORAMENTOS DO WINDOWS XP PROFESSIONAL X64
a) Amplo suporte de memória
O Windows XP Professional x64 Edition é uma plataforma rica que permite uma nova geração de informática de alta geração. Os aplicativos 64 bits nativos podem liberar mais dados por ciclo de relógio, o que resulta em uma execução mais rápida e eficiente.
O Windows XP Professional x64 Edition suporta até 128 gigabytes (GB) de RAM e 16 terabytes de memória virtual, permitindo a rapidez na execução dos aplicativos enquanto opera com amplo ajuste de dados. Os aplicativos podem pré-carregar substancialmente mais dados na memória virtual, permitindo o acesso rápido pelo processador de 64 bits.
b) Flexibilidade
O Windows XP Professional x64 Edition oferece uma plataforma rica para integrar aplicativos de 64 bits e 32 bits existentes usando o emulador Windows on Windows 64 (WOW64) x86, habilitando os usuários a mudar para 64 bits sem perder o que foi investido no software de 32 bits e sem perder também as facilidades do Windows.
• Multiprocessador e multicore
O Windows XP Professional x64 Edition foi projetado para suportar até dois processadores x64 single ou multicore para máximo desempenho e escalabilidade.
c) Mesmo modelo de programação
Os desenvolvedores de 32 bits serão melhores e mais produtivos no ambiente Windows 64 bits, pois o mesmo é virtualmente idêntico ao Windows 32 bits.
d) Porquê uma nova Versão do Windows XP?
As necessidades e dados em freqüente expansão das organizações corporativas, acadêmicas, de engenharia e científicas impulsionam os limites e capacidades das plataformas de tecnologia da informação (TI) existentes. Atualmente, gigabytes ou mesmo terabytes de dados precisam ser acessados em tempo real por milhões de usuários na rede mundial e a nova tecnologia é necessária para atender a essa demanda.
Além disso, muitos consumidores estão aumentando a capacidade de PCs de 32 bits existentes para lidar com as demandas envolvidas com a criação de filmes caseiros, fotografias digitais, mídia digital e jogos em 3D. Em ambos os cenários, os clientes precisam de memória adicional e desempenho melhorado em um PC seguro e confiável.
Os avanços na tecnologia dos processadores, como a extensão das capacidades da arquitetura x86, trouxeram a potência dos computadores de 64 bits a esses usuários de PCs. O aumento dessas capacidades da arquitetura x86 capacita um cliente a usar o sistema operacional 64 bits para executar continuamente aplicativos de 32 bits e 64 bits modernos ou continuar a utilizar os sistemas operacionais e aplicativos padrão de 32 bits atuais.
A Microsoft desenvolveu uma nova versão de 64 bits do Windows XP Professional, chamada Windows XP Professional x64 Edition, para aproveitar as vantagens desta nova arquitetura.
3. VISÃO TÉCNICA DO WINDOWS XP PROFESSIONAL X64 EDITION
3.1 CENÁRIOS DE USUÁRIO
a) Cenários de Uso Atual
O Windows XP Professional x64 Edition foi desenvolvido para aplicar as necessidades corporativas dos usuários de estações de trabalho técnicas que necessitam de grandes quantidades de memória e desempenho do ponto flutuante em áreas como design mecânico e análise, criação de conteúdo digital e aplicativos científicos voltados à computação de alto desempenho. Os segmentos corporativos específicos que se beneficiarão com o Windows XP Professional x64 Edition são
• Engenharia (CAD/CAM).
Em áreas automotivas ou de desenho aeroespacial, os engenheiros são capazes de conceituar esses desenhos enquanto atendem às necessidades rigorosas cada vez mais rapidamente do que seus concorrentes. É a chave do sucesso. Os designers e engenheiros que utilizam aplicativos de engenharia e design auxiliados por computador tiveram benefícios com o amplo suporte de memória, transferência de memória mais rápida e melhora da velocidade dos pontos flutuantes, devido à necessidade desses aplicativos funcionarem com modelos grandes em um curto período de tempo.
b) Criação de conteúdo digital.
Animação bidimensional (2-D), tridimensional (3-D) e processamento, edição de vídeo e desenvolvimento de jogos são as três maiores áreas do segmento de Criação de Conteúdo Digital (DCC) que se beneficiam a partir da memória adicional, velocidade no I/O de memória e desempenho do ponto flutuante do Windows XP Professional x64 Edition.
A energia adicional permite que os desenvolvedores de jogos e animadores ganhem tempo em processar modelos ou cenas. Permite também que eles trabalhem com modelos completamente processados em 3-D ao invés de pequenos esboços do modelo. A capacidade de visualizar modelos completamente processados durante o desenvolvimento permite que os animadores e desenvolvedores tenham liberdade de trabalho no auge de sua criatividade.
d) Desenvolvimento de aplicativos.
Os desenvolvedores se esforçam continuamente para produzir aplicativos mais rápidos e precisos para solucionar os problemas que possam surgir futuramente. Através das instruções onipresentes do x86 dentro da plataforma padrão do Windows para aplicativos desenvolvidos na arquitetura da próxima geração 64 bits, os desenvolvedores podem gastar menos tempo gravando códigos de gerenciamento de memória e mais tempo diferenciando seus aplicativos.
Os novos cenários de uso que se beneficiam da arquitetura do Windows de 64 bits incluem:
• Jogos em 3-D.
Os apaixonados por jogos estão sempre superando os limites de PCs com arquitetura 32 bits e os desenvolvedores de jogos trabalham arduamente construindo jogos em 64 bits para ajudar que esses limites sejam alcançados. Como os dados da memória são acessados cerca de 10.000 vezes mais rapidamente do que no drive de disco, os jogos em 64 bits podem significantemente processar gráficos acelerados, produzir imersão foto-realista e jogar continuamente sem demoras aborrecedoras. Essas melhorias na arquitetura de 64 bits podem permitir a inteligência artificial e a reprodução de jogos pesados em 3-D que não eram possíveis no passado.
• Edição de vídeo e foto.
Fotógrafos profissionais e amadores, web designers e apaixonados por PCs estão cada vez mais usando os computadores para editar fotos e vídeos. Com o Windows XP Professional x64 Edition e uma variedade de aplicativos de edição de vídeo profissionais, os amadores são capazes de modificar, melhorar e processar vídeos mais rapidamente do que nunca—sem a demora que a troca de dados entre o drive e a memória ocasiona no processo criativo.
O Windows XP Professional x64 Edition oferece um grande espaço de memória para carregar e manipular arquivos grandes de vídeo sem ter que parar a produção de múltiplas peças menores. Como os aplicativos de edição de vídeo se tornaram disponíveis em versões de 64 bits, as produções caseiras alcançam novos níveis de profissionalismo, permitindo que os usuários criem grandes produções com visual mais rico e efeitos especiais de alto impacto.
• Produção de áudio.
A grande capacidade de memória endereçável do Windows XP Professional x64 Edition permite que o usuário crie, manipule e produza novas músicas e áudio com velocidade inédita comparada aos sistemas 32 bits. Sua capacidade de memória virtual muito expandida não só direciona arquivos muito grandes como também reduz muito o tempo gasto esperando a finalização dos arquivos de vídeo.
3.2 DESEMPENHO ADICIONAL E ESCALABILIDADE
a) Amplo suporte de memória
O Windows XP Professional x64 Edition suporta até 128 gigabytes (GB) de RAM e 16 terabytes de memória virtual, permitindo que os aplicativos sejam executados mais rapidamente enquanto trabalha com amplos dados. Os aplicativos podem carregar substancialmente mais dados na memória virtual, permitindo acesso rápido pelo processador x64. Isto reduz o tempo de carregamento de dados na memória virtual, a busca, leitura e gravação dos dispositivos de armazenamento de dados, tornando a execução dos arquivos mais rápida e mais eficiente.
b) Comparação das arquiteturas 64 bits e 32 bits
Espaço de Endereço Windows 64 bits Windows 32 bits
Memória Virtual 16 terabytes 4 GB
Arquivo de Paginação 512 terabytes 16 terabytes
Memória paginável 128 GB 470 MB
Memória não paginável 128 GB 256 MB
Cache do sistema 1 terabyte 1 GB
4. ÁREA DE TRABALHO ÚNICA PARA APLICATIVOS 32 BITS E 64 BITS
a) Compatibilidade
O Windows XP Professional x64 Edition oferece uma plataforma rica para integrar tanto aplicativos com o novo Windows 64 bits quanto com aplicativos do atual Windows 32 bits usando o emulador Windows on Windows 64 (WOW64) x86. O subsistema WOW64 isola os aplicativos 32 bits dos 64 bits, incluindo arquivos de prevenção e colisão de registros. Tanto o console quanto os aplicativos de interface de usuário são verificados como aplicativos de serviço.
O sistema oferece interoperabilidade através do limite entre aplicativos 32 bits e 64 bits para cenários como recortar, colar e COM. No entanto, os processadores 32 bits não podem carregar bibliotecas de vínculos dinâmicos (DLLs) de 64 bits e vice-versa.
Um recurso único da arquitetura do processador do Windows XP Professional x64 Edition é a capacidade de executar aplicativos 32 bits e 64 bits igualmente. Por exemplo, PCs com o Windows XP Professional x64 Edition desempenham tão bem quanto ou melhor do que o processador 32 bits para muitos aplicativos 32 bits originais enquanto permite a execução de aplicativos 64 bits como se estivessem disponíveis. Isto oferece aos usuários uma grande flexibilidade tanto em 32 bits quanto em 64 bits. Eles podem aproveitar o vasto ecossistema atual dos aplicativos em 32 bits enquanto os preparam com muita força para a próxima geração dos aplicativos 64 bits, assim que se tornarem disponíveis.
b) Maior fiabilidade e segurança
Desenvolvido com base no código do Windows Server 2003 SP1, o Windows XP Professional x64 fornece confiabilidade aumentada em áreas de trabalho corporativas críticas. Os usuários podem agora experimentar a estabilidade e segurança de produtos do servidor em seu PC.
O Windows XP Professional x64 Edition inclui também recursos de segurança do Windows XP SP2 fornecendo melhor proteção contra vírus, hackers e bugs, incluem Firewall do Windows, Bloqueador de Janela Pop-up para o Internet Explorer e a nova Central de Segurança do Windows. Com o Windows XP Professional x64 Edition, os usuários podem executar muitos aplicativos críticos com maior confiabilidade, segurança e desempenho.
c) Ambiente Familiar
O Windows XP Professional x64 Edition pode ser gerenciado usando as mesmas ferramentas dos sistemas Windows 32 bits. Os usuários verão que o Windows 32 bits é completamente transferível ao ambiente do Windows 64 bits. A inicialização, configuração e administração são essencialmente as mesmas.
d) Diferenças entre o Windows de 32 Bits e o de 64 Bits
A principal diferença entre o Windows de 32 bits e o de 64 bits é a memória. Atualmente, o Windows 32 bits é capaz de suportar até 4 GB de memória, com até 2 GB de memória dedicada por processo. O Windows XP Professional x64 Edition atualmente suporta até 128 GB de RAM, com potencial para suportar até 16 terabytes de memória virtual como capacidades de hardware e aumento do tamanho da memória. Outra diferença entre o Windows de 32 bits e o de 64 bits é o maior número de registros disponíveis nos processadores de 64 bits. Isto permite o aumento do desempenho em programas de cálculo intensivo de pontos flutuantes. Os consumidores acharão o Windows XP Professional x64 Edition mais próximo em termos de comparação de recursos com o Windows de 32 bits.
É isso aí, o resto sugiro:
na NET:
http://www.microsoft.com/brasil/windowsxp/64bit/default.mspx
http://support.microsoft.com/kb/888733/pt
http://www.babooforum.com.br/forum/index.php?showtopic=517031
http://pt.kioskea.net/contents/os
http://support.microsoft.com/kb/888733/pt
Ou livro:
ZAKAS, Nicholas C. SISTEMAS OPERTIVOS “Dos, Windows, Unix e Linux” ; Wiley Publishing, Inc.; UEA 2005.
Se tem alguma dica, mande para o mail: programador.psi@gmail.com que o gente agradece.
O KARA PSI